

que promove uma alimentação adequada e
saudável para crianças e adolescentes.

Uma questão de Saúde pública deste porte não pode ser tratada como mera questão individual ou mesmo familiar. O ambiente onde o indivíduo está inserido apresenta importante influência nos hábitos alimentares desde a infância. Assim, os espaços por onde as crianças circulam não devem expô-las a alimentos ultraprocessados - como refrigerantes, refrescos em pó, salgadinhos de pacote, salsicha - sabidamente nocivos à saúde.
Para prevenir a obesidade, precisamos de ambientes protegidos, que possibilitem a concretização de uma alimentação adequada e saudável.














O QUE DIZ O PL
Regulamenta a oferta de alimentos
ultraprocessados em espaços escolares
Cria normas para a disposição de alimentos ultraprocessados em estabelecimentos comerciais
Quer apoiar
esse projeto
de lei e mudar
a realidade
das crianças
do Rio de Janeiro?
Assine a petição.



O dado é preocupante e expressa a urgência da implementação de medidas pelo poder público para prevenção e controle deste agravo, associado a repercussões deletérias às condições de vida, saúde e nutrição das crianças e adolescentes, repercutindo negativamente, também, em variáveis sociais e econômicas dos municípios.



O Guia Alimentar para População Brasileira recomenda que se evite o consumo de alimentos ultraprocessados. Mas você sabe como identificá-los?






A IMPORTÂNCIA DE
UMA ALIMENTAÇÃO
ADEQUADA E SAUDÁVEL
Uma alimentação saudável possui papel fundamental no crescimento e desenvolvimento biopsicossocial, na aprendizagem, no rendimento escolar e na formação de hábitos alimentares saudáveis. É, também, comprovado cientificamente que fatores relacionados ao ambiente físico e social interferem nas escolhas alimentares das crianças, por vezes, com consequências negativas para a saúde. Precisamos mudar essa realidade!
Por isso, é hora de toda população do Rio de Janeiro, legisladores, comunidade escolar e famílias darem as mãos e apoiarem o Projeto de Lei 1662/2019. Juntos e juntas podemos construir escolas e uma cidade muito mais saudável para a crianças e adolescentes.


SOBRE ESTA
CAMPANHA
A campanha “Rio de Janeiro diz ‘sim’ a uma infância saudável” é uma ação de apoio ao Projeto de Lei 1662/2019, que tem por objetivo prevenir a obesidade infantil na cidade e promover uma infância mais saudável para crianças e adolescentes.
Segundo dados do Ministério da Saúde, 33,3% das crianças e adolescentes brasileiros atendidos pela Atenção Primária à Saúde do SUS, em 2021, apresentavam excesso de peso. No Rio de Janeiro, este número alcança 33,5%, percentual mais elevado que o nacional e estadual, que chega a 33,4%. O dado é preocupante e expressa a urgência da implementação de medidas pelo poder público para prevenção e controle deste agravo, associado a repercussões deletérias às condições de vida, saúde e nutrição das crianças e adolescentes, repercutindo negativamente, também, em variáveis sociais e econômicas dos municípios.
Pesquisas científicas apontam que a obesidade infantil é resultado de uma série complexa de fatores individuais e ambientais. Contudo, o aumento exponencial em sua prevalência está relacionado, sobretudo, ao aumento do consumo de alimentos ultraprocessados – que, em geral, possuem baixo valor nutricional e são ricos em açúcar, gorduras não saudáveis, sal e aditivos químicos – amplamente disponíveis e acessíveis, inclusive no ambiente escolar. Por isso, precisamos abraçar o Projeto de Lei 1662/2019, que estabelece a implementação de medidas que assegurem ambientes mais saudáveis para crianças e adolescentes, apoiando a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável, assim como a promoção e proteção da saúde desse público em formação.


QUEM SOMOS
A campanha ‘Rio de Janeiro diz ‘sim’ para uma infância saudável’ é uma iniciativa da Desiderata, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua, desde 2003, no desenvolvimento e implementação de soluções para prevenção, diagnóstico e cuidado com a saúde de crianças e adolescentes. Para esta ação, a organização conta com o apoio de parceiros e, também, de toda a sociedade civil. Juntos somos mais fortes para conseguir a aprovação do PL 1662/2019 e, assim, pavimentar o caminho de uma infância mais saudável para as crianças da cidade do Rio de Janeiro.

QUEM JÁ APOIA






















QUER APOIAR ESSE PROJETO DE LEI E MUDAR
A REALIDADE DAS CRIANÇAS DO RIO?
FAÇA PARTE DESSA MUDANÇA!
PUBLICAÇÕES

Obesidade em crianças e adolescentes: uma responsabilidade compartilhada
POR INSTITUTO DESIDERATA
Baixe a publicação
Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos
POR INSTITUTO DESIDERATA
Baixe a publicação
